quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Estive na Unipar Cascavel



























Clique nas imagens para aumentar

Tive o prazer de participar na Semana Acadêmica de Jornalismo, Hotelaria e Turismo na Unipar - campus Cascavel. Minha participação foi um mini-curso de Jornalismo Ambiental. Tive a companhia de pelo menos 15 alunos interessados no jornalismo ambiental. Creio que a principal contribuição de minha apresentação foi a definição de jornalismo ambiental, demonstrar as áreas envolvidas no jornalismo ambiental e os níveis de ecologia na cobertura jornalística ambiental.

Definição:

Jornalismo ambiental é a coleta, verificação, produção, distribuição e exposição de informação sobre eventos, tendências, pessoas e assuntos associados com o mundo não-humano com os quais os humanos necessariamente interagem.

Alguns tópicos de interesse do jornalismo ambiental:

Poluição do ar, (interna) Poluição do ar (ar livre) Resíduos, biodiversidade, brownfields (aterros sanitários industriais e comerciais) Câncer e outras doenças, emergências químicas, armas químicas, Saúde infantil, problemas ambientais trans-fronteiriços, justiça ambiental, alimentos (GM, Irradiação), aquecimento da terra, águas subterrâneas, desastres de origem tecnológica, destruição da camada de ozono, pesticidas, convenções internacionais sobre gênero, paz, educação e sua ligações com o meio ambiente,agricultura, mudanças climáticas,ecossistemas,energia, desastres ambientais, economia ambiental, educação ambiental, ética ambiental, legislação, política ambiental, conservação ambiental, florestas, população, ciências sociais, desenvolvimento sustentável, vida sustentável, transporte, assuntos urbanos, vegetarianismo, gestão de resíduos, qualidade da água


Níveis da ecologia

Reportar sobre o meio ambiente, exige, segundo minha visão, entender dos diferentes níveis de ecologia e tentar colocar todos eles na matéria em execução. Veja os níveis da ecologia:

(1)Científico
(2) Filosófico
(3) Ativista
(4) Formulador de Políticas
(5) Executor de Política.

Finalmente querpo dizer que adorei a experiência de estar na Unipar - Universidade Paranaense, campus de Cascavel. Agradecimentos a professora Leticia Afonso Rosa Garcia, coordenadora do curso de jornalismo, equipe e alunos. Ver nota sobre os níveis de ecologia neste blog.
Sugeri que os futuros jornalistas que se interessam pelo jornalismo ambinetal lesse este artigo no Blog do Wilson

Nenhum comentário:

Fotos JL em ação várias

Adicionar legenda Adicionar legenda Adicionar legenda Adicionar legenda Adicionar legenda ...