Histórico dos Blogs

Entrei nesse negócio de blog acidentalmente. Fui empurrado para a blogosfera após ter deixado um emprego fixo no jornal "A Gazeta do Iguaçu" onde entre outras coisas tinha uma coluna chamada "Notas do Turismo! De repente me vi "sem voz", "sem espaço", "sem mídia". Para mim era mais normal ser "sem casa própria", "sem Carro" e "sem chácara". Daí depois de muito penar, à procura de alguém que me ajudasse a desenvolver um "mailing", uma newsletter, ou qualquer outra coisa na internet descobri o blog.

Consegui fazer um blog no hoje extinto myblogsite.com. E como só poderia ser, o campo era o turismo. Inaugurei o "Notas do Turismo", online. Depois que o myblogsite saiu do ar, embarquei no Blogger, que foi comprado pelo Google e onde continuo - e acrescento,a tecnologia do blog continua a melhorar a cada dia.

Depois do turismo vieram outras experiências como o blog Projeto Religar Iguaçu (NA) dedicado às coisas mágicas e belas. Hoje já são mais de 50 blogs sobre vários temas. Entre eles o blog-livro "A Y-Guaçu Secreta", com sua versão em español "La Y-Guazú Secreta" e partes dele em inglês. Recentemente, estou trabalhando nos blogs "Rio Iguaçu" (Río Iguazú, Iguassu River) e "Lugares Sagrados do Brasil". Creio que tudo é uma questão de crescer. O "Lugares Sagrados do Brasil" é um prolongamento da Y-Guaçu Secreta.

Recentemente foram acrescentados blogs dedicados a conglomerados de municípios. É uma maneira de praticar os exercícios da conexão, interligação entre comunidades. O blog "BR 277", por exemplo, vê a BR como algo que une municípios paranaenses e não simplesmente que atravessa municípios paranaenses na velocidade mais alta possível. Na mesma linha vem o blog que propõe a existência de comunidades ligadas ao Rio Iguaçu, à PRT 163, à Rota dos Tropeiros e à Região Metropolitana de Curitiba.

Creio que os próximos passos será o aproveitamento das tecnologias que permitem publicar vídeos, reportagens, documentários e rádio. Esta é a etapa em que estamos. Aviso que, e você vai notar, que muitos blogs estão devagar. quase parando. São blogs que comecei a fazer quando estava em outras cidades, fazendo algum trabalho e depois tive que sair. Mas para todos há a intenção de continuar.

Hoje alguns dos blogs são referências como o "Blog de Foz", o A Y-Guaçu Secreta" e muitos outros. Agora mesmo me encontro em campanha para financiar algumas viagens para cidades como Cascavel, Capitão Leônidas Marques, Santa Lúcia ao longo da PRT (BR)163; aos municípios da Rota do Tropeiro e ao Mato Grosso. Logo você ficará sabendo. Um abraço!

Fotos JL em ação várias

Adicionar legenda Adicionar legenda Adicionar legenda Adicionar legenda Adicionar legenda ...