quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Eu na 100 Fronteiras


Esta é a edição de novembro da Revista 100 Fronteiras, uma revista local, quer dizer, editada em Foz do Iguaçu e distribuída nos três lados da Fronteira. A partir deste número comecei a escrever para a revista. A matéria de inauguração foi: Bertoni, o homem que Foz esqueceu. Trata-se do bleniense, ticinese, suíço-italiano, cidadão do mundo, Mosè Giacomo Bertoni que viveu na região nos anos 1800 e faleceu vítima da malária em Foz do Iguaçu em 1929.

Logo após chegar à região e começar a trabalhar, Bertoni "espanholizou" o nome tanto o dele como o de toda a família. O dele passou a ser Moisés Santiago. Estou contente de estar participando na revista 100 Fronteiras e especialmente por começar o trabalho com Bertoni, um ídolo para mim. Digo que, mesmo hoje, com internet e tudo mais, não há um homem que sozinho tenha a visão multidisciplinar que ele teve e que consiga fazer, hoje, o que Bertoni fez quando não havia eletricidade, avião, Sedex ou e-mail. O site da revista é ESTE. O próximo número já está bem encaminhado. Não posso dizer o que vai trazer, mas asseguro, que vai ser bom e que vai fazer sucesso de novo!

Observação:
Blenio é o nome do Vale onde ele nasceu;
Ticino é o cantão onde fica o Blenio
Link para o Museu de Blenio que entre outras coisas esta preparando uma área de exposição sobre Moisés Bertoni.
Só por curiosidade acrescento que um dos primeiros livros de Bertoni ainda na Suíça foi um estudo sobre as águas termais de Acquarossa. Veja o site de Acquarossa e como a comuna soube investir no livro do filho famoso e tirar proveito turístico.

Nenhum comentário:

Fotos JL em ação várias

Adicionar legenda Adicionar legenda Adicionar legenda Adicionar legenda Adicionar legenda ...